Grátis: 12 Ótimos Recursos Psicopedagógicos Capazes de Potencializar seus Resultados nos Atendimentos/Aulas de Forma Rápida.

Indicados para professores, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e psicólogos que trabalham com crianças entre 4 e 12 anos.

São 5 atividades + 7 jogos prontos para imprimir e aplicar. Cada recurso conta com explicações de montagem, descrição, sugestão de aplicação e vídeo explicativo, com demonstrações de uso.

Grátis: Arquivos em PDF + Vídeos Explicativos

Veja os Recursos que Você Terá Acesso

Função: Psicomotricidade

Bate Certo

Objetivo: trabalhar coordenação motora, percepção visual, controle inibitório e tolerância à frustração.

O jogo bate certo nos traz muitas possibilidades de intervenção. Além das mencionadas no objetivo, você poderá trabalhar regras, ganhar e perder, agilidade, rimas e até leitura e escrita.

Função: Socialização

Dado da Diversão

Objetivo: promover interação entre os familiares.

Algumas famílias não possuem o costume de se reunir para passar um tempo de qualidade, e nós sabemos o quão importante é para as crianças ter momentos assim com seus pais, principalmente quando esses momentos estejam relacionados ao mundo delas.

Esta atividade tem a capacidade de promover um fortalecimento do vínculo familiar, além de proporcionar muita alegria e diversão.

Função: Dislexia

Detetive Pibo Duque

Objetivo: intervir e orientar nas trocas de grafemas parecidos.

Sabemos que, no transtorno de leitura e escrita, é comum vermos crianças com dificuldades para assimilar as letras “p”, “b”, “d” e “q”, por conta de desenvolver uma leve confusão com letras de grafias parecidas.

Através desta atividade, é possível trabalhar essa confusão de grafia de uma forma lúdica, com o compromisso da própria criança perceber e reconhecer essas letras quando misturadas.

Função: Atenção e Concentração

Faça como eu Faço

Objetivo: treinar habilidades de atenção, concentração, memória de movimentos e sequência.

Muitas crianças trazem consigo dificuldades em focar sua atenção em uma determinada situação, comprometendo assim sua aprendizagem.

Com este recurso, você poderá treinar a atenção da criança, além de trabalhar a memória de movimentos e, de uma forma didática, trabalhar as sequências de movimentos.

Função: Coordenação Motora Fina

Meu Coração

Objetivo: trabalhar a coordenação motora fina.

Através das atividades de recorte, pintura e colagem propostas neste recurso, será possível estimular a coordenação entre olhos e mãos, potencializar a sensibilidade tátil, estimular a criatividade, fortalecer os músculos da mão e aguçar a memória visual.

Função: Reconhecimento das Emoções

Onde Eu Sinto?

Objetivo: trabalhar o reconhecimento das emoções nas crianças.

As emoções fazem parte da nossa vida desde quando nascemos e, ao longo deste tempo, vamos aprendendo a nomeá-las e a lidar com tais sentimentos em nosso dia a dia.

Nem sempre a emoção é agradável, porém, se aprendermos a reconhecê-las, teremos melhores estratégias para lidar com ela, quando esta for desagradável.

Função: Funções Executivas

Pense Rápido

Objetivo: treinar a cognição, linguagem e memória.

É muito importante que se trabalhe juntamente com a aprendizagem de leitura e escrita o desenvolvimento das funções executivas.

Este jogo se concentra na memória e na linguagem.

Através dele, a criança terá que acessar informações em sua memória e reproduzi-las através da linguagem verbal.

Função: Linguagem

Pepe e seu Amigo Paco

Objetivo: desenvolver habilidades de leitura, linguagem compreensiva/expressiva e interpretação.

Como se sabe, a linguagem é uma habilidade cognitiva complexa, importante para a socialização e comunicação humana.

Ela se manifesta: 1 – compreensão receptiva e de decodificação da compreensão verbal, que inclui audição e a leitura; 2 – aspecto de codificação expressiva e produção, que inclui fala, escrita e sinalização.

Através dessa atividade será possível trabalhar tanto a linguagem expressiva quanto a linguagem compreensiva.

Função: Raciocínio Lógico

Pula Sapinho

Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico, estratégia e planejamento.

Nesta atividade, o objetivo é trocar todos os seis sapinhos de lado – os da esquerda devem ir para a direita e os da direita para a esquerda.

Cada sapinho consegue pular apenas por cima de um único outro sapinho e apenas para frente, ou seja, os da esquerda podem pular apenas para a direita e vice-versa.

Com este recurso, além de trabalhar o raciocínio lógico da criança, poderá ser trabalhado a lateralidade.

Função: Consciência Fonológica

Que Palavra Eu Sou?

Objetivo: compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores; trabalhar a atenção.

Sabe-se que trabalhar as unidades sonoras das palavras é um dos requisitos iniciais para uma boa alfabetização.

É importante que a criança consiga perceber que uma mesma sílaba pode formar várias novas palavras.

Através desse jogo, é possível fazer com que a criança construa as palavras e aprimore sua atenção, afinal, para jogar, é necessário estar atento para cumprir todas as atividades propostas no jogo.

Função: Identificação de Letras

Quero Sentir essa Letra

Objetivo: identificar as letras através do tato.

Nós acessamos as informações ao nosso redor através dos órgãos dos sentidos, ou seja, através da visão, audição, tato, olfato e paladar. Dentre estes, a visão e a audição são os sentidos mais populares. Apesar disso, muitas crianças possuem o tato mais aguçado e conseguem aprender melhor através dele.
 
Nesta atividade, você encontrará uma técnica sensorial para criar essa aprendizagem, permitindo que a criança sinta a letra e, com isso, consiga memorizar os movimentos, ou seja, onde começa e onde termina cada letra.
 
Além de útil, esta é uma atividade prazerosa.

Função: Reconhecimento das Emoções

Termômetro das Emoções

Objetivo: reconhecer as emoções.

O Termômetro das Emoções nos traz muitas possibilidades de atuação.

Ele é um recurso educativo que pode ser utilizado por terapeutas, pais e professores para ensinar crianças a identificarem, medirem e regularem suas emoções.

Através do Termômetro das Emoções, podemos perceber o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não.

Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal. Desta forma, é possível você intervir de forma assertiva com a criança.

Valéria Gomes Ramos

Se você ainda não me conhece, prazer, eu sou a Valéria!

Com a ajuda do meu esposo, Guilherme, criamos diversos recursos psicopedagógicos que buscam complementar a educação infantil, através da intervenção de professores, terapeutas e dos próprios pais.

Dentre minhas formações, sou especialista em psicopedagogia clínica e pós-graduanda em neuropsicopedagogia.

Através dos meus 10 anos de experiência na área da educação, pude vivenciar na prática comprovações de estudiosos como Vygotsky, Piaget, Freud, Montessori, entre outros, quanto à importância da utilização de ferramentas lúdicas na educação infantil.

E com base em diversas teorias destes estudiosos e uma década de jornada pedagógica e psicopedagógica, posso afirmar com toda a certeza de que utilizar recursos lúdicos no processo de aprendizagem faz muita diferença!

A evolução das crianças se torna mais rápida e eficiente, atingindo o objetivo da aprendizagem de forma a afetar positivamente a criança, transformando o conhecimento em algo significativo.

Copyright © Recursos Valéria Gomes – 2023 | Todos os Direitos Reservados.
Política e Privacidade | Termos de Uso

plugins premium WordPress