Ditado: Eficaz ou Não?

Em meus anos de experiência na área da educação, vi muitos profissionais  questionarem a aplicação do ditado de palavras, alegando que este é apenas uma atividade tradicional que pouco agrega no desempenho pedagógico em relação à leitura e escrita.

Minha intenção aqui não é julgar se este pensamento é correto, mas sim compartilhar minha visão com base em algumas experiências que tive em minha trajetória como psicopedagoga e que podem gerar reflexões significativas para outros profissionais.

Vamos lá, então!

Todo e qualquer recurso será válido ou não ao se considerar o objetivo a ser trabalhado com o aluno/paciente, assim como seu conhecimento teórico em relação à aprendizagem e seu conhecimento frente ao recurso.

Quando passamos a observar o desenvolvimento de leitura e escrita, e usamos o ditado como recurso ou teste, é possível perceber as estratégias de escrita, alfabética ou ortográfica, utilizadas pelas crianças.

Além disso, ele também é capaz de nos indicar dificuldades e as consolidações do estudante em relação ao processo.

Quando o ditado é bem planejado, ele deve conter palavras regulares, irregulares, frequentes, não frequentes, dissílabas, trissílabas e pseudopalavras.

Dessa forma, será possível analisar se a dificuldade permeia a correspondência fonografêmica ou o acesso ao léxico ortográfico, que justifica uma escrita apoiada na oralidade e, até mesmo, falta de conhecimento/sistematização das regras contextuais.

Uma boa análise promove condições para o professor ou psicopedagogo elaborar uma intervenção voltada para a dificuldade do aprendiz.

Portanto, na minha visão, o ditado é sim um recurso que pode ajudar os profissionais a identificarem dificuldades na escrita e criar possibilidades de intervenção que favorecerá a aprendizagem da criança.

Agora que você já sabe minha opinião, gostaria de saber da sua. Diga pra mim nos comentários.

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2 Comentários
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Deusimar Cordeiro Caetano
Deusimar Cordeiro Caetano
2 anos atrás

Boa Noite Valéria! Gostaria de saber se eu posso imprimir esses recursos gratuitos e cobrar pela minha impressão se aparecer alguém do meu ciclo de convivência querendo e não tem impressora?

Valéria Gomes

Oie! Tudo bem com você?

Se você ainda não me conhece, prazer… Eu sou a Valéria!

Dentre minhas formações, sou especialista em psicopedagogia clínica, pós-graduanda em neuropsicopedagogia e possuo mais de 10 anos de experiência na área da educação.

Neste blog, você irá encontrar jogos, atividades, inspirações e ideias para professores e terapeutas que atuam no desenvolvimento infantil.

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