Que tal propor uma gincana para as crianças fazerem em casa ou até mesmo na escola, ou na clínica?⠀
Essa é uma atividade de consciência fonológica que pode ser realizada como brincadeira com qualquer criança, ou como treino, para aquelas que apresentam transtorno de leitura e escrita
Você poderá utilizar qualquer palavra, porém, o mais interessante é usar o nome da criança para trabalhar as letras que o compõem.⠀
A ideia é fazer com que a criança procure pelo ambiente, objetos que comecem com cada letra do seu nome.⠀
No meu caso, os objetos que achei aqui em casa foram:⠀
- V – vela;
- A – anel;
- L – lápis;
- É – escova;
- R – régua;
- I – ímã;
- A – alfinete/agulha.

Como estamos usando objetos familiares para as crianças, essa brincadeira também se torna significativa para trabalhar a consciência fonêmica.⠀
Para isso, a cada letra podemos ensinar seu som e pedir para que a criança encontre objetos que comecem com o mesmo som.
“Mas Valéria, e se a criança se chamar Karla e não tiver nenhum objeto com a letrinha K?”
Caso não haja nenhum objeto com uma letra específica, pergunte no que a criança está pensando. Se ela não conseguir pensar em nada, ajude-a. Depois, peça para ela desenhar na folha.
Por exemplo: “O que começa com a letra K que podemos pensar? Hum… que tal kombi? Vamos desenhar uma kombi?”
Depois, a gincana pode dar continuidade com as outras letras.
Essa é uma atividade bem divertida até mesmo para os pais realizarem em casa.
Professora Valéria Gomes MUITO OBRIGADA!
Oi Márcia!
Imagina meu amor!! Eu que agradeço seu carinho!!