A fase de alfabetização é um momento na vida da criança de grandes transformações e aprendizagens que subsidiarão todo seu processo de aprendizagem acadêmica.
Embora a alfabetização e letramento sejam processos diferentes, são indissociáveis. Enquanto um corresponde ao processo de desenvolvimento de ler e escrever, o outro se trata da função social da escrita.
Isso significa que, na alfabetização, a criança passa a compreender os códigos da escrita e como utilizá-los em seu dia a dia.
Infelizmente, esse momento é marcado por inseguranças. Entretanto, existem algumas práticas que podem fazer desta uma fase mais tranquila para os pequenos.
Orientações Práticas Indispensáveis
1. Esse processo não pode ser vivido apenas na escola – a família também tem um papel importante. De que forma? Promovendo o acesso das crianças ao mundo letrado.
2. Incentivar através do exemplo. Os adultos devem se interessar pelo universo da leitura para ser exemplo aos pequenos, despertando assim o interesse por esse universo.
3. Ouvir histórias, manusear livros e realizar leitura visual das imagens são algumas estratégias válidas para este processo.
4. Jogos que envolvam rimas, sílabas e palavras. As crianças amam brincar e jogar. Então, que tal trazer para esse universo brincadeiras e jogos que tenham consonância com o mundo letrado?
5. Recorra aos desenhos. Embora a criança ainda não saiba escrever, é possível fazer um momento de compreensão da história lida. Para isso, peça para a criança desenhar o que ela entendeu da história. Assim, você estará estimulando esse processo.
6. Peça para o pequeno desenvolver um novo final para uma história. Dessa forma, estamos trabalhando novas possibilidades e caminhos que a história possa ter. Sem dúvidas algumas áreas cerebrais estarão envolvidas neste processo.